Poupar água

Dois terços da superfície da Terra são água. No entanto, apenas 2,5% de toda a água existente no planeta é água doce – e desta quantidade, há dois terços que estão retidos em glaciares, ou seja, cerca de 1,7%, o que significa que há menos de 0,8% de água doce disponível.

A água (doce) é um bem escasso..

Uma pessoa gasta, na Europa, em média, 144 litros de água por dia, quando um terço seria o necessário.

Principais causas de desperdício de água.

Autoclismos

Um autoclismo com uma fuga pode equivaler a 200.000 litros de água desperdiçada por ano; reveja a dimensão, descarregue o necessário, utilize modelos mais modernos de dupla descarga; nos mais antigos coloque uma garrafa cheia de água.

 Máquina de Lavar Roupa

As máquinas de lavar roupa mais modernas estão preparadas para poupar água e eletricidade.

Se não encher a máquina até perto da sua capacidade máxima estará a gastar água em vão. Máquinas mais antigas podem gastar até 200 litros de água para lavar uma carga de 5 kg de roupa – quando as mais recentes mais recentes gastam apenas 50 litros para o mesmo efeito. diminuir o desperdício de água através da máquina da roupa, reduza a frequência das lavagens, encha a máquina até ao limite aconselhado pelo fabricante, evite pré-lavagens quando não for absolutamente necessário e, quando for possível, troque a máquina antiga por uma moderna e mais eficiente.

Duche

Duches, banhos e higiene pessoal representam cerca de 37% de todo o consumo de água numa casa: duches demasiado demorados, água a correr durante o ensaboamento e chuveiros com um caudal exagerado.

Torneiras

Reduza o caudal, faça a manutenção, evite que pinguem, feche-as quando não necessário.

Na cozinha, saiba que lavar a loiça na máquina pode reduzir o desperdício de água de forma drástica, se a máquina for usada corretamente. As máquinas mais recentes podem gastar apenas 15 litros por ciclo. 

Fugas de água

Saiba como detetar uma fuga – faça a contagem do contador, feche todas as torneiras, confira de manhã os dados, se forem diferentes há uma fuga.

Adaptado de www. Be the story

Também os rios são nossos irmãos,
porque nos matam a sede...
do corpo e do espírito...